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quarta-feira, 31 de julho de 2013

A Evolução do Marketing Multinível

A Evolução do Marketing Multinível 

A Primeira Onda começou em 1941, quando Carl Rehnborg introduziu o primeiro plano de compensação de múltiplos níveis em sua companhia, a Nutrilite Products, Inc. Esse foi o estágio rude e bárbaro do MMN, quando companhias legítimas competiam com golpes escusos de pirâmides, e nem o público nem o governo sabiam direito qual era a diferença. A Primeira Onda terminou em 1979, quando a Comissão Federal de Comércio, o poderoso órgão de fiscalização americano, decidiu que a Amway - e, por extensão, o próprio marketing multinível - era um negócio legítimo. 

Depois veio a Segunda Onda. Pela primeira vez a tecnologia de computador tornava barato e fácil organizar o complexo fluxo de comissões através de uma linha descendente de MMN. Equipados com pouco mais que um computador comum e uma linha de produtos de fabricação doméstica, centenas de pessoas empreendedoras se apressaram em iniciar suas próprias companhias de MMN, baseadas em quartos e garagens por todo os Estados Unidos. A década de 80 testemunhou uma explosão sem precedentes de novas empresas de MMN

A Segunda Onda também testemunhou milhões de pessoas aderindo às companhias de MMN. Infelizmente, muitos ficaram amargurados com a experiência. Essas pessoas descobriram que era difícil ganhar dinheiro nas companhias da Segunda Onda. Era um trabalho brutal, vinte e quatro horas por dia. Os distribuidores tinham de acumular estoques, atender a pedidos de produtos, falar perante multidões em reuniões em hotéis, treinar novos recrutas e passar a noite inteira atendendo a telefonemas de sua linha descendente. Ainda eram obrigados pela companhia a comprar grandes quantidades de produtos, a fim de atender as qualificações necessárias na empresa, o que acabava com grandes estoques cheios de teia de aranha nas garagens dos distribuidores. 

As companhias da Terceira Onda empenharam-se em mudar tudo isso. A partir de 1990, uma nova geração de executivos passou a aprimorar o processo de marketing multinível, para torná-lo mais amistoso em relação ao usuário. O objetivo era criar uma oportunidade de negócio em que qualquer um poderia ganhar dinheiro, desde o que dedica apenas parte mínima de seu tempo ao que trabalha em tempo integral. 

As companhias da Terceira Onda usam computadores, sofisticadas estratégias de administração e os mais modernos sistemas de telecomunicações para tornar a vida tão fácil quanto possível para o distribuidor médio. O uso de tecnologias como serviço gratuito de DDD, TV, fax, vídeo, internet e celular entre outros é a principal caraterística da Terceira Onda, que as usa para automatizar e padronizar a tarefa outrora onerosa de administrar uma linha descendente. 

Além disso, mais e mais as companhias vêm eliminando as "condições" mais pesadas de seus planos de compensação, e por isso os que trabalham em meio expediente não são mais pressionados a investir mais tempo e dinheiro do que podem. 

Alguns especialistas já estão chamando de Quarta Onda: a mais poderosa força de negócios do século XXI. Onde executivos das 500 maiores empresas listadas pela revista Fortune encorajados pela crescente respeitabilidade do Marketing Multinível, estão finalmente começando a investir em seus próprios programas. 

Mediante acordos operacionais de distribuição, alianças estratégicas, fusões e aquisições, as forças do Marketing Multinível estão, agora mesmo, começando a se integrar na estratégia global das maiores e mais poderosas corporações do mundo. Centenas de empresas importantes distribuem atualmente seus produtos através de Marketing Multinível. Transnational Behemoths, Dupont e Conagra se uniram para criar e lançar a Legacy USA, uma subsidiária de Marketing Multinível, que vende produtos e medicamentos nutricionais. A IBM está vendendo programas de treinamento através da Big Planet, uma divisão da Nu Skin Enterprises que já vende também mais de 100.000 itens no seu comércio eletrônico. Ano passado, o Citigroup - maior companhia do mundo em serviços financeiros - cortou sua força de trabalho em 6%, demitindo cerca de 10.400 pessoas. Entretanto, sua subsidiária de Marketing Multinível, Primerica, continuou se expandindo. O Citigroup personifica a transformação da Quarta Onda, onde "empregos" somem enquanto oportunidades "por conta própria" crescem. 

O última beco da Supervia da Distribuição será a Internet. Observadores sagazes do cenário high-tech, disseram, anos atrás, que o Marketing Multinível estava conduzindo o caminho para as aplicações comerciais da World Wide Web. 

Internet é abreviação de "internetworking", rede de contatos. Marketing Multinível é o próprio "Networking". E, provavelmente, não existe um caminho mais rápido para se estabelecer uma rede de contatos do que a Internet atualmente. Os distribuidores do futuro usarão a Internet para receber vídeos empresariais de treinamento em tempo real, informes das empresas e reuniões programadas de oportunidade, que, hoje em dia, eles só podem obter através de satélites. Esta previsão é de Stuart Johnson, cuja companhia Vídeo Plus, em Lake Dallas-TX, se especializou em produtos e serviços de comunicação para empresas de Marketing Multinível

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